segunda-feira, 9 de março de 2015

Sniper Americano.


Por André Brandalise


Sinopse: Chris Kyle, maior atirador do exército americano, é enviado para o Iraque e logo se torna uma lenda conforme as histórias da sua coragem e as vidas que salvou vão se espalhando. Ao mesmo tempo que precisa se proteger dos inimigos que o fizeram de alvo, Kyle ainda tem que lidar com as dificuldades de ser um bom pai e marido mesmo estando do outro lado do mundo.

Sempre que vejo um filme com a direção de Clint Eastwood eu me interesso, sendo, com certeza, um dos meus diretores preferidos. Também me chamou a atenção os comentários da crítica quanto à atuação de Bradley Cooper. O somatório dos dois resultou, para mim, em um ótimo filme.

Vemos uma pessoa que, movida pelo patriotismo típico do norte-americano, busca as forças armadas para defender sua pátria. Para quem tem aversão aos Estados Unidos este filme será ruim, pois, desde o início, já começará a condenar o protagonista e qualquer ação do exército ianque no Iraque. No entanto, este não pode ser visto como um novo “Rambo”, porque é uma produção baseada em uma autobiografia, que mostra um homem impactado pelo ato terrorista de 11/09/01 que decide lutar pela liberdade. Chris Kyle foi apenas um, entre vários que fizeram o mesmo, e o filme não trata apenas de seus feitos como soldado, mas também das dificuldades do homem, marido e pai.

Como costuma fazer, Clint Eastwood traz um belo filme com muito mais do que imagens de guerra, nos fazendo entender e interagir com o protagonista. Para mim, é uma obra a ser comparada ao fantástico “Cartas de Iwo Jima”, outra produção de Clint.

Mas e sob a visão católica, o que podemos dizer?

Primeiro, devemos ter em mente que, muito embora a Igreja Católica seja contra a guerra, reconhece a necessidade da existências das forças armadas e da sua atuação quando necessário, como podemos ver no Compêndio da Doutrina Social da Igreja:

502 As exigências da legítima defesa justificam a existência, nos Estados, das forças armadas, cuja ação deve ser posta ao serviço da paz: os que com tal espírito tutelam a segurança e a liberdade de um País, dão um autêntico contributo à paz. Toda a pessoa que presta serviço nas forças armadas é concretamente chamada a defender o bem, a verdade e a justiça no mundo; não poucos são aqueles que nas forças armadas sacrificaram a própria vida por tais valores e para defender vidas inocentes. O crescente número de militares que atuam no seio de forças multinacionais, no âmbito das «missões humanitárias e de paz», promovidas pelas Nações Unidas, é um fato significativo.

Ainda, quando se fala de terrorismo, no mesmo documento existe o posicionamento da Igreja:

514 O terrorismo deve ser condenado do modo mais absoluto. Este manifesta o desprezo total da vida humana e nenhuma motivação pode justificá-lo, pois que o homem é sempre fim e nunca meio. Os atos de terrorismo atentam contra a dignidade do homem e constituem uma ofensa para a humanidade inteira: «Existe por isso um direito a defender-se do terrorismo». Tal direito não pode, todavia ser exercido no vácuo de regras morais e jurídicas, pois que a luta contra o terrorismo deve ser conduzida no respeito dos direitos do homem e dos princípios de um Estado de direito. A identificação dos culpados deve ser devidamente provada, pois a responsabilidade penal é sempre pessoal e, portanto, não pode ser estendida às religiões, às nações, às etnias, às quais os terroristas pertencem.

É claro que a invasão dos Estados Unidos ao Iraque pode gerar uma imensa discussão sobre motivos e etc., mas temos que lembrar que os soldados norte-americanos estavam atuando motivados pelo ocorrido em 11/09/01 e, no caso do protagonista deste filme, isso fica muito evidente.


Entendo ser uma ótima produção e indico a qualquer pessoa, mas em termos de “Projeções de Fé” qualifico como vale conferir, porém, valendo indicar também que seja visto sob os olhos do homem Chris Kyle e seus anseios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário