domingo, 1 de fevereiro de 2015

Top 10 Ecclesiae

Período:01 a 31 de Janeiro/2015

Obs: a metodologia para determinar os 10 mais vendidos foi a observação das vendas no período indicado nos seguintes sites:
Nós computamos também as vendas feitas para distribuidoras e livrarias católicas que totalizam cerca de 120 pontos de venda.


1) O Jardim das Aflições
Autor: Olavo de Carvalho
VIDE Editorial
A tese fundamental deste monumental ensaio é a de que a história do ocidente é marcada pela ideia de Império e de suas sucessivas tentativas de reestruturação; mesmo com roupagens diferentes, há sempre o mesmo objetivo: ampliar os domínios do Império até os limites do mundo visível.

Essa é talvez a obra mais comentada e menos encontrada de Olavo de Carvalho. Sua reedição agora, no vigésimo aniversário da primeira publicação, é um presente: O Jardim das Aflições tem, para muitos dos que acompanham o lúcido e incansável trabalho do autor, estatura de obraprima.

Se é necessário rever essa tese, avaliar em que pontos ela se articula com o cenário político e social do mundo atual, é uma das questões que o próprio autor responde no posfácio inédito.

2) Teologia do Corpo
Autor: São João Paulo II
Ecclesiae
Durante cinco anos, o pontificado do Papa João Paulo II trouxe uma daquelas novidades que só o Espírito pode suscitar no coração de um pontífice preocupado e interessado na formação do seu rebanho. Desde o dia 5 de setembro de 1979 até 28 de novembro de 1984, nas suas catequeses de quarta-feira, o Papa foi paulatinamente apresentado e presenteando a todos nós com um verdadeiro tratado de antropologia e teologia moral-sexual, que com o passar do tempo adquiriu o nome de catequeses da Teologia do Corpo. [...] O tema de cada catequese foi sendo aos poucos desvendado até chegar ao que poderíamos afirmar o centro das mesmas: o domínio "sobre" o outro na relação inter-pessoal. Aqui se revela rapidamente a tendência filosófica do pensador e professor Karol Wojtyla. É impressionante perceber como o trabalho acadêmico, teológico e filosófico se sustenta, e por que não dizê-lo, se condensa nesta nova visão da corporeidade vista como um espaço de desenvolvimento transcendental e não simplesmente figurativo. O fato do homem e da mulher tomarem consciência do seu corpo faz que com que o sentimento de vergonha seja superado e inicie uma nova antropologia e cosmovisão.

3) Contra o Cristianismo: A ONU e a UE como nova ideologia
Autor: Eugenia Roccella & Lucetta Scaraffia
Ecclesiae
Descrição: Um olhar, ainda que seja parcial, sobre tudo o que está acontecendo, faz descobrir um mundo que, inclusive por medo do fundamentalismo islâmico, parece querer substituir toda tradição religiosa por uma ética laica fundada nos direitos humanos, concebidos como negociáveis ou modificáveis. É uma ética que tende a se configurar como religião, que compreende e supera todas as demais, e que deveria garantir o progresso universal e a convivência pacífica de qualquer formade diversidade.
No entanto, a própria recusa em mencionar as raízes cristãs do Velho Continente na Constituição Européia é um sintoma inquietante de uma situação muito generalizada sobre a condição dos direitos humanos, esses mesmos direitos aos quais todas as organizações internacionais fazem referência, mas que, ao longo dos anos, foram perdendo sua característica originária de código ético e também o seu vínculo com a Revelação judaico-cristã.
Pouco a pouco os direitos humanos se converteram na base ideológica de um relativismo totalitário que busca eliminar toda e qualquer referência a um direito natural. Ergue-se, assim, uma espécie de religião laica, sem um fundamento superior ao qual se possa recorrer em caso de conflitos. Insinua-se como fundamentada em si mesma para estabelecer as normas de organização de uma nova consciência coletiva que, carente de valores sólidos, é sempre modificada. conforme as oportunidades e conveniências.

4) Mentiram (e muito) para mim
Autor: Flavio Quintela
VIDE Editorial

5) A Nova Era e a Revolução Cultural
Autor: Olavo de Carvalho
VIDE Editorial

6) Ser Cristão na Era Neopagã
Autor: Banto XVI
Ecclesiae

7) Ortodoxia
Autor: Chesterton
Editora: Ecclesiae

8) A Resposta Católica
Autor: Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior
Editora: Ecclesiae

9) O Último Exorcista
Autor: Pe. Gabrielle Amorth
Editora: Ecclesiae

10) O Caminho da Servidão
Autor: Frederick Hayek
Editora: VIDE Editorial / Instituto Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário