quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A perfeição cristã a partir da vida espiritual.


Por Ivanildo Oliveira.
Revisão: Igson Mendes da Silva

            Estarei repassando de forma dinâmica (Perguntas e Respostas) uma síntese a respeito da obra de Santiago Judermans que nos mostra a respeito do tema proposto de modo simples e objetivo, contribuindo em alguns momentos oportunos para o melhor entendimento do leitor de maneira que, cada um possa tomar tais conhecimentos para si e posteriormente ao seu exercícios também multiplica-los.

O que é Ascética?

É a ciência da vida espiritual que ensina a chegar ao pleno desenvolvimento da vida espiritual, é a ciência que trata da vida cristã. É eminentemente a prática que ensina o exercício e a prática das virtudes.

O que é Vida Espiritual?

            Significa vida sobrenatural, distinta da vida natural e superior a ela. É infundida na alma pelo Batismo.

Desta forma o batismo também ganha o âmbito de renascimento, ou seja, infundi no ser humano uma participação na vida divina da Trindade.

Não basta a vida natural?

            Para santifica-se e, consequentemente, salvar-se não basta a vida natural, porque a salvação e santificação são obras superiores às forças naturais dos homens. A vida sobrenatural é chamada de vida da graça, alcança o completo e o definitivo desenvolvimento na glória do céu.

            Fazendo uma analogia podemos dizer que a vida da graça tem para salvação eterna a mesma função das sementes para as plantas.

Que é Graça Santificante?

            É um dom sobrenatural e gratuito que o Espírito Santo Infunde nas Almas, para fazer-nos justos e santos, filhos de Deus e herdeiros da glória celeste. É um dom divino que compenetra e santifica a alma, apagando a mancha do pecado e comunicando uma dignidade sobre-humana.

Como se reconhece a vida da Graça na Alma?

            Por meio das virtudes infusas, especialmente a fé, a esperança e a caridade. A graça santificante eleva as virtudes naturais, fazendo que se tornem sobrenaturais e meritórias para vida eterna.

Em que consiste a Perfeição Cristã?

            Consiste no pleno desenvolvimento da vida espiritual, isto é no desenvolvimento das virtudes infusas, e em sua prática constante e fervorosa.

Por que devemos buscar a Perfeição?

            Pela grandeza e beleza desta missão, que é a maior e mais excelsa de todas que o homem pode realizar; Também por causa da consoladora segurança da salvação; E principalmente por causa do amor a Deus.

Quais os principais meios de Perfeição?

            Segundo os grandes mestres espirituais: vontade e decisão, direção espiritual, oração, meditação, leitura espiritual, exercício da presença de Deus, exame de consciência, frequência dos sacramentos.

Quais são os graus de Perfeição?

            Santo Tomás de Aquino compara a vida espiritual com na vida natural, como na vida natural há três idades: infância juventude e maturidade, assim também há três idades na vida espiritual: via purgativa, via iluminativa e via unitiva.

No primeiro Grau, via Purgativa, a alma ainda se encontra dividida entre Deus e os falsos atrativos; as paixões são vivas e impetuosas; a prática da virtude é penosa. A principal tarefa neste estágio é remover os obstáculos da caridade, que são as paixões desordenadas. Mortificando as paixões, se purifica o coração.

No segundo grau, via iluminativa, as paixões já estão mais acalmadas e submetidas ao império da razão, as virtudes são praticadas com mais facilidade, o perigo de cair em pecado mortal é menor e mesmo o pecado venial é evitado com mais frequência. A alma se encontra mais iluminada a respeito de Deus e dos deveres cristãos.

No terceiro graus, via unitiva, é o estágio dos perfeitos, as paixões estão dominadas deixando de ser obstáculo para prática da caridade. Praticam-se as virtudes todas com facilidade notável. Os pecados são evitados e busca-se eliminar-se as menores imperfeições. A união com Deus se torna cada vez mais intensa e contínua.


Estaremos trabalhando para lançar o próximo volume o mais breve possível, dando continuidade a esta obra magnífica que contrasta com nossas necessidades espirituais de forma tão simples e objetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário