quarta-feira, 19 de março de 2014

Santo Antônio e seus Milagres.

Por Lizandra Danielle

Contarei 5 dos muitos milagres intercedidos por Santo Antônio: 

O poder da Eucaristia

Num dia qualquer do ano de 1227, como de costume, Fernando Martins de Bulhões, mais conhecido com Santo Antônio, pregava em Toulouse, sul da França. O tema era sobre a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

No meio de uma grande multidão, levantou-se um senhor dizendo ser mentira tudo aquilo que o santo dizia. Além de caluniá-lo, o homem o desfiou:

- O Senhor pode discursar durante horas, mas a verdade é que os fatos reais estão contra seus argumentos. É impossível que Cristo esteja presente na Hóstia Consagrada. Se Cristo está presente nesta Hóstia, sua presença deveria ser sentida por todas as criaturas viventes. Lanço-lhe, portanto, um desafio: na próxima missa trarei a minha mula. Estaremos aqui diante da Hóstia e, se a mula se ajoelhar, acreditarei no senhor e na sua fé.

Santo Antônio confiando em sua fé aceitou o desafio, pois sabia que Deus não o abandonaria e lhe daria como presente um milagre para provar a presença do Jesus Cristo na Hóstia consagrada. O homem saiu rindo e zombando de Antônio porque tinha a plena certeza que aquilo que havia proposto nunca aconteceria.

O homem que fez o desafio ao futuro santo deixou sua mula isolada dos outros animais e amarrada sem água e sem comida durante 3 dias. No dia combinado, o animal estava muito violento por conta do isolamento e da fome. Mesmo assim, foi com o dono para a missa. Apareceram muitas pessoas na praça, algumas foram pela missa e outras apenas para conferir se a mula iria ou não ajoelhar-se diante da Eucaristia.

O Santo chegou com o Santíssimo Sacramento, todos se ajoelharam. O homem e sua mula foram levados diante Dele, então, santo Antônio levantou a Hóstia no mais alto diante da mula e ao mesmo tempo seu dono colocou uma vasilha com comida e água na frente do animal, milagrosamente a mula que estava agitada se acalmou, não deu importância para a comida e ajoelhou-se diante de Jesus Cristo Eucarístico.

Todos ficaram espantados e admirados, foram ouvidos gritos, choros, cantos e rezas. Muitos incrédulos como o dono do animal, se converteram ao catolicismo. O homem imediatamente se ajoelhou pedindo perdão e a conversão.

Pregando aos peixes

Na cidade de Rimini, conhecida por ter muitos moradores hereges, apareceu frei Antônio com a intenção de fazer pregações. O frei subiu ao púlpito da cidade e começou a chamar as pessoas para o escutarem, mas, como já era previsto quase ninguém parou para escutá-lo. Os que deram atenção a Antônio foram tocados pelas palavras do frei que estava coberto da inspiração Divina. Frei Antônio, não muito satisfeito saiu para fazer oração pedindo a Deus a conversão de todos os habitantes daquela cidade.

Dirigiu-se para as praias do mar Adriático e clamou aos peixes que louvassem seu Criador. De uma forma fantástica e milagrosa, começaram a aparecer peixes de todos os tamanhos que colocavam a cabeça para fora da água para escutar a pregação do frei Antônio. As pessoas que estavam ao redor ficaram maravilhadas e assustadas. A notícia logo se espalhou pela cidade e muitos hereges se converteram.

O Dom da Bilocação

Frei Antônio foi convidado para entoar a Aleluia na missa da Igreja do convento franciscano no domingo de Páscoa. Com muitas ocupações, no dia da Páscoa o frei se esqueceu do convite que havia recebido. No mesmo horário ele estava celebrando na catedral da cidade, e no meio de sua pregação, lembrou do compromisso que tinha assumido com o convento franciscano. Então, parou por um momento, como se fosse uma estátua, todos ficaram olhando e se perguntando, o que ele estava fazendo. Depois de um breve tempo voltou a pregar. Até ai tudo bem. Mas um dia depois começaram a comentar na cidade que ele teria estado no convento na mesma hora em que estava celebrando a missa. Um fato extraordinário como muitos outros, que só aumentavam sua fama de santidade.

Controlando o Tempo

Noutro dia, Frei Antônio pediu licença para pregar na igreja da cidade de Limoges. Como já era muito conhecido por aquela região apareceram muitos fieis, quantidade que nem sequer caberia na igreja. Foram então todos para a praça.

Estava chegando a hora da pregação. Centenas de pessoas aglomeraram-se ansiosas para escutar as palavras de salvação Frei Antônio, famoso por sua eloquência. De repente, o céu começou a escurecer, muitas nuvens pesadas, muitos trovões e raios, a multidão já estava se aprontando para ir embora, mas o Frei pediu atenção a todos e disse que não era para ninguém se preocupar com a chuva e que ele garantia que a pregação seria feita normalmente.

Horas depois a pregação acabou e no momento em que todos estavam saindo da praça, perceberam que tudo estava muito molhado apenas a praça estava seca.

Salvando o pai de um julgamento errado.

Na cidade onde o pai de Frei Antônio, Martinho de Bulhões morava, aconteceu um assassinato perto de sua casa. Para esconder o corpo e não deixar pistas, os assassinos enterraram o corpo no quintal de Martinho enquanto ele estava fora. Tempos depois o corpo foi descoberto pela Justiça, para a surpresa tanto do proprietário quanto de todos os vizinhos e familiares. Martinho foi preso por assassinato durante 15 meses. No julgamento estava previsto que ele seria condenado à morte. Frei Antônio sabendo desse perigo que o pai corria logo se preparou para ir defender o pai no julgamento.

No dia do julgamento, Frei Antônio saiu do convento em Pádua e misteriosamente apareceu no tribunal em Lisboa e tomou a defesa do pai. As pessoas estranharam a presença do Frei em uma cidade tão longe de seu convento.

Frei Antônio defendeu seu pai como advogado, falou muito bem como em suas pregações, mas infelizmente não convenceu o juiz, as provas contra Martinho eram muitas. Não desistindo de salvar o pai o frei pediu ao juiz que fosse ao cemitério com ele, visitar o túmulo da vítima para que o cadáver fosse interrogado. Todos os presentes começaram a rir, mas, por curiosidade o juiz atendeu ao pedido do frei achando que ele não seguiria em frente com esse plano impossível de “interrogar a vítima”. O túmulo foi aberto e do morto restavam apenas os ossos. Frei Antônio manda que ele [o morto] se levante em nome de Deus e diga se seu pai era o culpado por sua morte. Milagrosamente o cadáver se levantou e disse em alto e bom som que Martinho de Bulhões não estava manchado com seu sangue e que era inocente. No instante seguinte, o cadáver se deitou na posição que estava. Logo depois Frei Antônio se despediu do pai e sumiu do mesmo modo que apareceu.

Santo Antônio de Pádua, um incorrupto?

Aparelho vocal de Sto Antônio de Pádua
No dia 8 de abril em 1263, as autoridades do Vaticano, depois da canonização de Santo Antônio, foram fazer o reconhecimento de seus restos mortais. A maior parte do corpo do santo já tinha se decomposto, restavam os ossos, mas, para surpresa geral, todo o aparelho vocal do santo estava intacto: a língua, parte do queixo e as cordas vocais. Assim continuam até hoje.

Juntamente com essas partes do corpo, restos da túnica que ele usava e também uma caixa pequena onde se guardava panos da época estavam no túmulo em ótimo estado séculos depois.

E por que Deus teria escolhido o aparelho vocal de Santo Antônio?

Pelo simples fato de que ele usou a voz que Deus lhe deu, para fazer nascerem bons frutos em solos que antes eram apenas areia. Ele conseguiu converter multidões apenas com suas palavras. Esse dom que lhe foi dado, por ele não foi desperdiçado.

E você? Está usando bem os dons que Deus lhe deu?

FONTES:



Nenhum comentário:

Postar um comentário