segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

“A Santíssima Virgem sorriu para mim”.

 Por Lizandra Danielle.

Venho hoje para contar uma história não muito conhecida sobre Marie Françoise Thérèse Martin, mais conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus. Nascida em 2 de janeiro de 1873 em Alençon na França em uma família marcada pela perda de 3 filhos. Sempre foi uma criança muito doente, desde pequena necessitava de mais atenção e cuidados, por isso foi coberta de mimos por toda família. Sua mãe morreu quando tinha 3 anos de idade, então seu pai teve que assumir sozinho uma família de 7 filhas. Por benção divina, todas as irmãs de Teresinha se tornaram religiosas, por intercessão de sua mãe que antes de casar pediu a Deus a graça de lhe oferecer todos os filhos para a consagração.

Teresa tinha uma forte ligação com sua irmã Paulina, a maior figura materna que a menina teve depois da morte de sua mãe, tamanha era a ligação que a menina chamava Paulina de mãe. Alguns anos depois Paulina começou a se preparar para a entrada no Carmelo, Teresinha se sentia feliz por saber que sua amada irmã iria ao encontro de seu Esposo, mas havia uma parte de seu coração que se estremecia só de pensar em ficar, pela segunda vez, sem sua mãezinha. Chegou então o dia da partida, a despedida foi cruel e atingiu Teresa de tal forma que foi acometida por uma doença sem explicação, ficou de cama e nada a fazia melhorar. Grande foi o sofrimento de toda família, se revezavam para que por nenhum instante Teresa ficasse sem cuidado. Todos sofriam muito e as orações eram constantes na casa da família Martin. Foi então que um dia Nossa Senhora visitou o leito da menina. Ela mesma narra a aparição em seu diário que se tornou logo depois o livro “História de uma alma”:

“Por não encontrar nenhuma ajuda na terra, a coitada da Teresinha também se voltara para sua Mãe do Céu, suplicando-lhe de todo coração, tivesse enfim piedade dela... De repente, a Santíssima Virgem me apareceu, tão bela, como nunca tinha visto nada tão formoso. O rosto irradiava inefável bondade e ternura, mas o que me calou no fundo da alma foi o ‘empolgante sorriso da Santíssima Virgem’. Nesta altura, desvaneceram-se todos os meus sofrimentos. Das pálpebras me saltaram duas grossas lágrimas e deslizaram silenciosas sobre as faces. Eram lágrimas de uma alegria sem inquietação... Oh! Pensei comigo, a Santíssima Virgem sorriu para mim, como sou feliz...” Teresinha

No mesmo instante tudo que Teresinha sentia, tanto fisicamente quando espiritualmente, cessou. A Virgem se fez presente da forma mais simples, não foi preciso de uma chegada grandiosa, provas de sua presença ou sequer de uma palavra, seu sorriso bastou. A simplicidade de Nossa Senhora, a grande mulher que se nomeou serva de Deus, refletiu em toda vida de santidade de Teresa, santidade grandiosa que se fez através da pequena via do Amor.

Santa Teresinha se tornou também uma grande mulher aos olhos de Deus através de pequenas atitudes. Ainda criança pôde transmitir a beleza que continha em seu coração.

Apesar de ter sido a caçula mimada e uma religiosa que nem sequer saiu da clausura no Carmelo, conseguiu se tornar, da forma mais simples, uma doutora da Igreja. Manteve o coração de criança, se preocupando com coisas que nos parecem ser inúteis. Enquanto nos preocupamos em enxergar situações onde a graça de Deus se faz grandiosa, Santa Teresinha se preocupou em glorificar a Deus onde todos se esquecem, ela dizia que se pegássemos um alfinete no chão com amor, produziríamos grandes frutos. Parece uma situação esdrúxula, mas quando fazemos as coisas com amor, por menor que seja o resultado é positivo, isso porque na maioria das vezes fazemos para nós mesmos ou para outro que amamos. Agora imaginem se fizéssemos tudo por amor a Deus, com certeza seria mais que bem feito. Não nos restringiríamos em doar apenas àqueles que amamos, não mediríamos esforços para agradar a Deus e nos esforçaríamos para enxergar o “Cristo escondido” atrás do rosto de cada um.


Santa Teresinha vem nos ensinar que o amor por Deus torna as grandes dificuldades em pequenas coisas e as pequenas coisas em grandes oportunidades para a graça. 

“Sigamos o caminho da simplicidade. Entreguemo-nos com todo o nosso ser ao amor. Em tudo busquemos fazer a vontade de Deus. O zelo pela salvação das pessoas devore nosso coração.” Santa Teresinha do Menino Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário