terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A Jornada da Misericórdia – parte II.

Por Pedro Brasilino

Misericordias Domini in aeternum cantabo.

Na próxima JMJ, com data prevista para de 25 de julho a 1º de agosto de 2016, Deus no concederá a imensa graça de cantarmos e refletirmos sobre a Sua imensa Misericórdia. Na Igreja nada é meramente por obra do acaso, e assim se confirma no tempo a inspiração do Espírito Santo de Deus, dado a nós por seu amor e misericórdia. Isto é, o tema geral da Jornada Mundial da Juventude não poderia ter uma sede/casa mais apropriada do que na cidade de Cracóvia, Polônia, uma vez que a devoção da Divina Misericórdia tem origem nesta cidade sob a revelação de Jesus a Ir. Faustina. Outro fato que ajuda a compor a justificativa da escolha feita pela Santa Sé é a canonização de João Paulo II, em 27 de abril de 2014, domingo da Divina Misericórdia, onde também será canonizado o servo de Deus e beato João XXIII.

“Creio que também nós somos esse povo que, por um lado, deseja ouvir Jesus, mas − por outro lado − algumas vezes tem a vontade de dar uma surra nos outros, de condená-los. No entanto a mensagem de Jesus é a misericórdia. Para mim − digo isso com humildade − a mensagem mais forte do Senhor é a misericórdia”. Homilia do Papa Francisco no dia 17 de março de 2013 na Paróquia de S. Ana, no Vaticano.

A celebração tem relação com o fato ocorrido no ano de 1931, quando Jesus Cristo teria aparecido à religiosa Ir. Maria Faustina Kowalska, da Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia, na Polônia. Ele a incumbiu de relançar no mundo a mensagem da sua misericórdia e pediu a instituição da Festa da Divina Misericórdia. O arcebispo de Cracóvia, Karol Wojtila, que mais tarde seria o papa João Paulo II, estudou os diários de Maria Faustina, conduziu o seu processo de beatificação e, mais tarde, de sua canonização. A solenidade da canonização realizou-se no II Domingo da Páscoa, que papa João Paulo II instituiu então como a Festa da Misericórdia para o mundo inteiro.

Trecho da homilia pronunciada por João Paulo II no dia 30 de abril de 2000 no Vaticano, durante a canonização da ir. Faustina Kowalska:

“É deveras grande a minha alegria, ao propor hoje à Igreja inteira, como dom de Deus para o nosso tempo, a vida e o testemunho da irmã Faustina Kowalska”.

“A canonização da irmã Faustina tem uma eloquência particular: mediante este ato quero hoje transmitir esta mensagem ao novo milênio. Transmito-a a todos os homens para que aprendam a conhecer sempre melhor o verdadeiro rosto de Deus e o genuíno rosto dos irmãos”.

“Com efeito, não é fácil amar com um amor profundo, feito de autêntico dom de si. Aprende-se este amor na escola de Deus, no calor da sua caridade. Ao fixarmos o olhar n'Ele, ao nos sintonizarmos com o seu coração de Pai, tornamo-nos capazes de olhar os irmãos com olhos novos, em atitude de gratuidade e partilha, de generosidade e perdão. Tudo isto é misericórdia!”

 “E tu, Faustina, dom de Deus ao nosso tempo, dádiva da terra da Polônia à Igreja inteira, obtém-nos a graça de perceber a profundidade da Divina misericórdia, ajuda-nos a torná-la experiência viva e a testemunhá-la aos irmãos! A tua mensagem de luz e de esperança se difunda no mundo inteiro, leve à conversão os pecadores, amenize as rivalidades e os ódios, abra os homens e as nações à prática da fraternidade. Hoje, ao fixarmos contigo o olhar no rosto de Cristo ressuscitado, fazemos nossa a tua súplica de confiante abandono e dizemos com firme esperança: “JESUS CRISTO, EU CONFIO EM VÓS”.

“Amo a Polônia de maneira especial e, se ela for obediente à Minha vontade, Eu a elevarei em poder e santidade. Dela sairá a centelha que preparará o mundo para a Minha Vinda derradeira” (Diário, 1732).

O único Papa polonês da história da Igreja, Karol Wojtyla, governou a Igreja de 1979 a
2005 tendo sido beatificado em maio de 2005. O primeiro milagre para a beatificação foi da cura de uma freira francesa, Marie Simon-Pierre, com Parkinson. O segundo milagre, aprovado para a canonização foi de uma mulher de Costa Rica, Floribeth Mora, curada de um coágulo no cérebro. O milagre foi escolhido entre mais de 200 curas atribuídas a João Paulo II.

            No site, embora ainda não esteja no ar a versão em português, é possível encontrar desde já informações sobre os dois maiores santuários da cidade, um dedicado ao beato João Paulo II e o outro à Divina Misericórdia em Lagiewniki, além de dados históricos e atuais sobre a arquidiocese de Cracóvia e uma breve biografia com fotos do papa polaco.

Os jovens católicos do mundo inteiro têm um encontro marcado na terra natal do criador da JMJ reunidos entorno do sucessor de Pedro e da reflexão sobre a Misericórdia de Deus. Rezemos para que os jovens do mundo possam mais uma vez dar o testemunho de amor a Igreja de Cristo e ao Seu Divino projeto gritando uníssonos: “JESUS, EU CONFIO EM VÓS”.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário