quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Milagre Eucarístico de Hasselt.

Por Lizandra Danielle.

Era manhã do dia 25 de julho de 1317, o pároco da igreja da cidadezinha de Hasselt na Bélgica, foi visitar um paroquiano que estava muito doente e necessitava da sagrada comunhão. O padre chegou a casa e colocou o Santo Viático, que estava em um cibório, em uma mesinha de uma sala e foi logo confessar o doente. A casa estava cheia de familiares, um deles que estava afastado dos sacramentos e da Igreja passou pela sala e não resistindo a curiosidade abriu o cibório e pegou a hóstia Consagrada. No mesmo instante a hóstia começou a sangrar, o homem se assustou e colocou o Santíssimo no lugar novamente. Quando o padre voltou à sala para buscar a hóstia para celebrar a Comunhão com o enfermo, encontrou-a toda manchada de sangue. O padre ficou desesperado e não sabia o que fazer. Para não causar mais confusão saiu correndo e foi logo ao encontro do bispo avisar o acontecido. O bispo tomou conhecimento do fato e logo chegou à conclusão de que se tratava de uma Manifestação Eucarística Sobrenatural.

O Santíssimo foi levado para a igreja do convento das irmãs Cistercienses, localizado em Liege, Lisboa, a conselho do bispo.


No dia 1º de agosto de 1317, chegando ao convento, o padre explicou o extraordinário acontecimento e mostrou a partícula manchada de sangue para os religiosos presentes. Foi feita uma cerimônia para a entrada da Relíquia Milagrosa na igreja. Durante a procissão aconteceu o segundo milagre de
muitos outros que ainda estavam por vir. Para o espanto de todos, na Hóstia apareceu a imagem do rosto de Jesus com uma coroa de espinhos. Todos presentes puderam ver e se emocionar com mais esse milagre. Logo em seguida o Santo Sacramento foi colocado em um relicário para a veneração dos fiéis.

A Relíquia permaneceu na Abadia de Herkenrode até 1796, quando a região vivia as terríveis invasões da Revolução Francesa. O convento onde se encontrava a Abadia foi invadida e os religiosos foram expulsos de forma violenta. Por sorte ou melhor dizendo, por graça de Deus, as irmãs conseguiram pegar a Hóstia milagrosa e levá-la com elas. Foi escondida durante muitos anos em várias casas de famílias que se dispunham correr o risco, de até mesmo morrerem, para proteger o Santíssimo.

Catedral de São Quintino em Hasselt
Uma das famílias que foi guardiã, O escondeu dentro de uma caixa metálica que foi embutida na parede da cozinha de uma casa. O esconderijo foi guardado em segredo por anos, até que em 1804 a Hóstia foi retira e levada para a Igreja de São Quintino em Hasselt. Durante esse período em que o Santíssimo estava sob a guarda de várias pessoas, aconteceram também muitos milagres, como por exemplo, um incêndio em uma casa que foi evitado pela simples e magnífica presença do Deus Sacramentado.


Tantos anos se passaram, e a Hóstia Milagrosa continuou intacta, mesmo estando exposta a todos os tipos de variações temporais. Várias análises já foram feitas e nenhum produto conservante, nem método para conservação de alimento foi detectado. O Sangue continua no mesmo estado em que foi milagrosamente jorrado em 1317.

Hoje o relicário continua na Igreja de São Quintino em um altar próprio para a veneração dos fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário