domingo, 15 de dezembro de 2013

A Jornada da Misericórdia – parte I.

Por Pedro Brasilino

Não por acaso o Vaticano anúncio que a misericórdia foi escolhida como tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) católica prevista para julho de 2016, em Cracóvia. "O Papa Francisco escolheu três temas para as próximas edições das jornadas mundiais, que marcam as etapas de preparação espiritual, que, no espaço de três anos, vão levar à celebração internacional prevista para Cracóvia (Polônia), em julho de 2016", explica o comunicado da Santa Sé.
“Creio que também nós somos esse povo que, por um lado, deseja ouvir Jesus, mas − por outro lado − algumas vezes tem a vontade de dar uma surra nos outros, de condená-los. No entanto a mensagem de Jesus é a misericórdia. Para mim − digo isso com humildade − a mensagem mais forte do Senhor é a misericórdia”. (Trecho da homilia do Papa Francisco no dia 17 de março de 2013 – Paróquia de S. Ana, no Vaticano.)
O Vaticano informou que a pobreza espiritual, outro tema caro ao Papa argentino, será o tema da edição de 2014. Jovens católicos serão convocados a meditar sobre a bondade de Jesus, em seu "Sermão da Montanha" narrado pelo evangelista Mateus: "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque o reino dos céus é deles" (Mt 5,3). Já na edição de 2015, eles meditarão sobre a pureza do coração: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus" (Mt 5,8). Finalmente em 2016, em Cracóvia, o tema de reflexão será: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" (Mt 5,7).
Os três temas são extraídos das Bem-aventuranças do Evangelho escrito por Mateus. No Rio de Janeiro, o Papa Francisco pediu aos jovens, “de todo coração”, que lessem novamente as Bem-Aventuranças para delas fazer um concreto programa de vida: “Olhe, leia as Bem-Aventuranças, que lhe farão bem!” (cf. Encontro com os jovens argentinos na Catedral de São Sebastião, 25 de julho de 2013).
            Realmente a reflexão acerca da Misericórdia não poderia ficar fora da edição polonesa da JMJ, e um dos motivos da inserção do tema é que Santa Irmã Maria Faustina Kowalska (1905-1938) “a secretária da misericórdia” tem uma intima relação com a cidade escolhida como sede, tendo realizado o seu noviciado em Cracóvia e foi ali que, na presença do bispo Estanislau Rospond, professou tanto os primeiros votos religiosos como, passados cinco anos, os votos perpétuos de castidade, pobreza e obediência. Trabalhou em diversas casas da Congregação, porém permaneceu mais tempo em Cracóvia (Polônia), Vilna (Lituânia) e Plock (Polônia), exercendo as funções de cozinheira, jardineira e porteira.
“És a secretária da Minha misericórdia. Eu te escolhi para essa função nesta e na outra vida” (Diário, 1605). “A tua tarefa é escrever tudo que te dou a conhecer sobre a Minha misericórdia para o proveito das almas, que lendo estes escritos experimentarão consolo na alma e terão coragem de se aproximar de Mim” (Diário, 1693).
            Em 1943, passados dez anos desde o surgimento da primeira imagem de Jesus Misericordioso em Vilna (Lituânia) e cinco anos da morte de Faustina em Cracóvia Polônia, apresentou-se à Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia em Cracóvia − Lagiewniki o artista pintor Adolfo Hyla, com a proposta de pintar algum tipo de imagem e de oferecê-la à capela das irmãs como um voto de agradecimento em razão de sua família ter saído incólume dos acontecimentos da guerra.
Para a escolha do tema não se pode deixar de lado a forte figura do Beato João Paulo II, que teve um papel fundamental para a confirmação da autenticidade da mensagem de Irmã Faustina. Desse modo – no dia 30 de abril de 2000 na cidade do Vaticano, Praça de S. Pedro – proclamava a Irmã Faustina Kowalska santa e digna de veneração, em razão de sua vida devotada à mensagem de Jesus Misericordioso.
“Abri o Meu Coração como fonte viva de misericórdia; que dela tirem vida todas as almas, que se aproximem desse mar de misericórdia com grande confiança. Os pecadores alcançarão justificação, e os justos serão confirmados no bem” (Diário, 1520).

“A conversão e a perseverança são uma graça da Minha misericórdia” (Diário, 1577).
“As graças da Minha misericórdia coIhem-se com o único vaso, que é a confiança. Quanto mais a alma confiar, tanto mais receberá” (Diário, 1578).

           
O Papa Francisco apresenta aos filhos da Igreja dispersos pelo mundo um caminho de reflexão com duração de três anos, e que culminara na JMJ sediada em Cracóvia. O Pontífice nos convida a meditar sobre a grandeza de Deus e da Misericórdia de seu Divino Filho, que vence todo mal. Queira Deus que debruçados sobre a imagem de Jesus Misericordioso possamos nós, também, possamos a exemplo de Irmã Faustina sermos secretários da mensagem de Deus no mundo.

“Esses dois raios jorraram das entranhas da Minha misericórdia quando na Cruz o Meu coração agonizante foi aberto pela lança” (Diário, 299). “Eu vi saindo da Hóstia esses dois raios tais como na imagem, que se uniram estreitamente, mas não se misturaram...” (Diário, 344).
            No próximo texto adentraremos mais um pouco na reflexão e conhecimento da mensagem confiada por Jesus a Irmã Faustina, mas por agora rezemos para que o Senhor nos ajude a deixar penetrar a mística da misericórdia e que desse modo possamos ser reflexos fiéis da bondade de Deus.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário