quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A importância da modéstia.

Às vezes a gente usa de forma errada a palavra modéstia. Geralmente a usamos para dizer que a pessoa que se gaba conosco não é humilde. Você mesmo já deve ter dito a alguém que se gabou: "hmmm, quanta modéstia, hein?". Pois é. A modéstia não tem nada a ver com gabar-se, mas com postura, delicadeza, humildade. Para mim, humildade e modéstia chegam a ser sinônimos.


Ser modesto é ser comedido. A uma mulher, por exemplo, a modéstia deve estar no vestir, no falar, no pensar... E isto também vale ao homem. Porém, note: ser modesto, ou seja, comedido, não tem nada a ver com ser puritano. O puritanismo não é sinônimo de modéstia, mas antônimo. Porque no puritanismo não tem espaço para a adequação, ou seja, para aplicar a moral conforme a realidade. Um exemplo disto é que hoje os homens não precisam usar saias até os joelhos como na época de Jesus, nem as mulheres precisam cobrir a cabeça - pelo menos não na nossa civilização ocidental. Claro que isso não nos libera para pôr uma blusa tomara-que-caia (que ao final do dia vira "tomara-que-segure"), nem uma micro saia. Mas podemos pôr uma blusa justa que, dependendo da situação e do molde, fique mais modesta se fosse larga. Também aos homens, não fica bem pôr uma calça mega apertada, e em alguns casos, a camiseta pode ficar mais modesta que uma camisa apertadinha. Então, do que irá depender? Da situação. E quem irá nos ajudar com isso? A moral.


Enfim. O que nos ajuda a ser modestos é a forma como aplicamos a modéstia. E quem nos ajuda com isso é a Moral. Eu não posso me olhar no espelho e dizer: "Quero sair para que os homens me olhem de cima a baixo". Se eu for assim, não serei modesta, mas Imodesta. Até porque, a nossa roupa fala muito da gente e ela mesmo nos diz como estamos e quem somos. Se eu sair na rua com um micro vestido, certamente quem me olhar não achará que sou uma mulher de família, mãe, concluinte do curso de Letras, professora, católica... Agora, se eu me vestir como alguém que se respeita, ou seja, sem a intenção de que olhem para as minhas curvas, mas para o meu ser, a minha essência, obviamente eu estarei dando testemunho através do meu vestir. Aliás, que falta faz hoje às pessoas observarem o sorriso do outro, né? Com estas roupas minúsculas que a moda cria, já não sabemos nem mais a cor dos olhos dos nossos amigos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário