terça-feira, 19 de novembro de 2013

A casa de Loreto.

Por Lizandra Danielle.

No século III, quando a imperatriz Santa Helena foi até Nazaré (Galiléia), mandou construir uma igreja onde se encontrava a casa que Maria Santíssima viveu com seus pais Santa Ana e São Joaquim, onde disse SIM à Deus com a notícia do Arcanjo Gabriel que seria a mãe do Verbo encarnado:

“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo;”   Lucas 1, 26).


N. Sra. de Loreto.
Com a invasão e a conquista mulçumana no reino franco da Terra Santa (Jerusalém) muitas igrejas cristãs católicas e monumentos religiosos foram destruídos. Em 1291, dia 8 de maio, a casa da Sagrada Família também foi demolida pelos mulçumanos.

Passado dois dias, dia 10 de maio, foi encontrada uma casa totalmente sem alicerces em um terreno desigual, e com as mesmas características da Santa Casa de Nazaré, em Tersats próximo ao mar Adriático na antiga lugoslávia e atualmente na Croácia, por sinal era muito diferente para sua região chamando assim muita atenção dos moradores que não sabiam como ela poderia ter parado ali, no interior da casa tinha um altar e ao lado uma imagem de Maria segurando no colo o Menino Jesus.

Tersats ficava aproximadamente 2.000 km de Nazaré onde a casa se encontrava dois dias antes.

Com o alvoroço o governo local pediu ao bispo Alexandre de Modruzia para que verificasse se realmente aquela era a casa da Sagrada Família. O bispo estava enfermo e de cama a três anos. Ele pediu a intercessão de Maria para que ela o curasse da enfermidade se essa fosse realmente a casa onde o Verbo tinha se Encarnado, segundo a tradição, foi a própria Maria que havia aparecido a ele dizendo ser aquela a casa onde viveu quase toda a vida e como prova iria curá-lo.

No dia seguinte o bispo estava curado e foi até o local onde a suposta casa teria pousado. Tempos depois foi reunida uma comissão de homens, para ir até Nazaré onde a Casa da Sagrada Família deveria se encontrar, para verificar se a casa realmente teria desaparecido do local. Não foi encontrado nenhum vestígio de escombro da casa. No lugar onde foi demolida havia somente os alicerces da casa que coincidiam com os da casa que estavam em Tersats. A partir daí foi afirmado que realmente aquela era a casa de Nazaré que milagrosamente foi transportada pelos ares por anjos, até Tersats.

No dia 10 de dezembro de 1294 três anos depois da transportação da santa casa para Tersats, de repente a casa começou a flutuar e ficou toda iluminada como se estivesse enfeitada com luzinhas brancas e douradas, foi um espetáculo no céu ao mesmo tempo assustador para quem via aquele acontecimento sobrenatural.

A casa desapareceu novamente e foi encontrada em Recanati uma cidadezinha Italiana, próximo a um bosque de loureiros, vindo daí o nome de Casa de Loreto e Nossa Senhora de Loreto.

Várias testemunhas tanto do primeiro quanto do segundo lugar (Tersats- Recanat) deram depoimentos espantados por terem visto uma casa muito iluminada voando pelo céu com a ajuda dos anjos do Senhor.

Os aviadores se identificaram com o fato de que a casa voou pelos ares, uma missão cumpridas pelos anjos, assim adotaram Nossa Senhora de Loreto como sua padroeira, pois sua casa de algum modo e em algum momento se fez voadora, como um lindo avião ilumidado.

Esses acontecimentos foram ficando cada vez mais famosos e atraindo mais romeiros e curiosos, a Casa de Loreto é conhecida mundialmente e recebe milhares de visitantes por ano. Muitos santos já passaram por lá, como Santa Terezinha do Menino Jesus, o Beato João Paulo II, Santa Helena, São Luiz IX (rei da França), etc.

Capela dentro da Igreja em Loreto.
A casa foi se transformanda em uma linda igreja, começada pelo Papa Paulo II e cada sucessor fez uma parte. O Papa Leão X colocou mármore branco para destacar os relevos contornando assim as paredes da casa, o Papa Sixto V pediu que gravasse uma inscrição feita á ouro: “Casa da Mãe de Deus. Onde o Verbo se fez carne.” Grandes transformações foram sendo feitas até chegar nessa magnífica construção, uma igreja que possui forma de cruz latina. A casa tem 8,9 metros de comprimento por 3,8 metros de largura. Não possui nenhum alicerce e se encontra sobre um terreno desigual, fazendo com que um dos lados da casa não toque o chão. As paredes são feitas de pedras avermelhadas com algumas rajadas amareladas.

Curiosidades

Estudos arqueológicos feitos pelo arquiteto Nanni Monelli, confirmaram a veracidade desse milagre, pelo fato de que as pedras do altar da santa casa, possuem a mesma origem das que são encontradas na gruta da Anunciação em Nazaré.

Depois de séculos, a casa ainda permanece em pé sem nenhum apoio ou alicerce, podendo até mesmo passar uma barra de ferro por baixo da casa de um lado para o outro.

As pedras que formam toda a casa, são encontradas em Nazaré e não na Itália, utilizadas comumente nas construções da Galiléia.

As dimensões da casa são idênticas com as fundações que ficaram em Nazaré.

Vários estudos provam que os tijolos com que a casa foi construída, foram mesmo fabricados na Palestina à mais de 2000 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário